Notícias


CTIC apresenta couros amigos do ambiente


CTIC apresenta couros amigos do ambiente

Ação de demonstração FAMEST

No passado dia 10 de dezembro, decorreu nas instalações do CTIC uma Ação de Demonstração com apresentação e exposição de novos  ovos Processos, Produtos & Couros Biobased.

Soluções Inovadoras que foram desenvolvidas no âmbito do projeto FAMEST (famest.ctcp.pt),  visando criar condições para a conceção e produção ágil, eficiente e sustentável de materiais, componentes e produtos de calçado distintivos e mais ecológicos.

Nesta demonstração, os participantes, puderam conhecer novos couros inovadores, obtidos a partir de processos, materiais e produtos biobased, mais sustentáveis e ecoeficientes, nomeadamente:
- Processos para couros nanofeeling all in one em foulón em substituição a processos tradicionais
- Licor negro para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais (Subproduto do papel)
- Glicerol para processos de recurtume/engorduramento em substituição a gorduras convencionais (Subproduto do biodiesel)
- Amido de Castanha e de Alfarroba para processos de recurtume/tingimento em substituição a sintéticos convencionais
- Couros inovadores “vegetal puro” com taninos nacionais

As empresas Curtumes Boaventura, Lda., Dias Ruivo – Curtumes e Produtos Industriais, Lda., Curtumes Aveneda, Lda e a Fábrica de Curtumes Rutra,Lda. são parceiras do projeto, onde estas inovações estão já em pleno funcionamento, com ganhos significativos de qualidade em termos de sustentabilidade e ecoeficiência. Os benefícios obtidos nestas empresas poderão ser facilmente replicados em outras empresas de curtumes.

Para mais informações sobre este projeto contacte-nos: famest.ctcp.pt ou [email protected]

Apoio
O projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies tem como promotor FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico I&DT - Programas Mobilizadores.




Voltar