A indústria Portuguesa de calçado é, cada vez mais, uma indústria consciente e propensa à integração da componente ambiental, sustentabilidade e economia circular no desenvolvimento dos seus processos e produtos. São cada vez mais as empresas que apostam em produtos à base de materiais reciclados, recicláveis, biodegradáveis, renováveis e produtos mais duráveis.
O desenvolvimento de produtos de calçado “verdadeiramente” mais sustentáveis para o ambiente começa no processo de criação, ou seja, no design. Nesta fase, é fundamental considerar toda a cadeia de valor do calçado e os aspetos ambientais, desde a seleção das matérias-primas (passando pelo o fabrico, a embalagem, o transporte e distribuição, a utilização e manutenção) até ao fim de vida do produto. |
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O ecodesign (design sustentável) definido como a “integração dos aspetos ambientais no design e desenvolvimento do produto com o objetivo de reduzir os impactos ambientais adversos ao longo do ciclo de vida do produto” (ISO 14006:2011). No entanto, não podem ser esquecidos os requisitos técnicos, a qualidade e desempenho do produto, os riscos para o negócio e os aspetos económicos.
Para apoio ao ecodesign estão à disposição das empresas diversas ferramentas quantitativas e qualitativas, nas quais se incluem, por exemplo, a Análise do Ciclo de Vida (ACV) e as listas de estratégias ou de verificação, respetivamente. Estas ferramentas têm como objetivos fundamentais a análise e avaliação do produto e processo, a seleção e definição de prioridades e oportunidades de melhoria e o apoio à geração de ideias e decisões de design. |